quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Prefeito de Juazeiro inova na saúde com entrega de motolância e mais 3 ambulâncias














A partir desta quarta-feira (16), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) de Juazeiro passou a contar com a agilidade e rapidez da Motolância (motoambulância), entregue pelo prefeito, Isaac Carvalho e o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, no Paço Municipal. As autoridades realizaram também a entrega de mais 3 ambulâncias sociais, aumentando a frota para 11 veículos, que já estão à serviço da população da sede e interior da cidade.


Os veículos sociais são utilizados para os atendimentos mais simples aos pacientes que possuem deficiências de locomoção, receberam alta nos hospitais, além de atender aqueles que precisam de hemodiálise, fisioterapia e os usuários do Centro de Reabilitação e Inserção Social (CERPRIS) que possuem deficiência visual, auditiva ou física. Um carro foi adquirido através do Governo do Estado e as outras duas ambulâncias foram conseguidas com a utilização de recursos próprios da Secretaria de Saúde de Juazeiro.

Segundo o supervisor de urgência de Juazeiro, Denes Rufino, o aumento da frota das ambulâncias significa um apoio mais reforçado aos chamados de socorro dos pacientes. “Cada veículo social atende em média 20 ocorrências/dia e com mais três carros temos a segurança de atender aproximadamente 2000 pessoas mensalmente”, disse.
Outra novidade no atendimento, oferecido desde janeiro deste ano, aos usuários do SUS que precisam usar a ambulância social, é o sistema de agendamento por telefone (pelo número 192). “Hoje o paciente que possui alguma deficiência de locomoção e precisa fazer consulta ou tratamento, pode ligar e agendar por telefone mesmo. Antes o próprio usuário precisava procurar a ambulância. As novas ambulâncias, juntamente com o serviço inovador da Sesau, garantirão mais resolutividade aos serviços”, esclareceu o supervisor de urgência de Juazeiro.

A motolância, também entregue pelo prefeito de Juazeiro, nesta quarta-feira (16), oferece a vantagem de chegar com mais rapidez ao local de onde partiu o chamado e dar os primeiros socorros a vítima. O serviço, que é também regulado pelo SAMU/192, terá quatro técnicos de enfermagem de plantão 24 horas para dar o suporte necessário aos atendimentos.


O objetivo da moto, segundo o secretário de Saúde Ubiratan Pedrosa, é acelerar o resgate, principalmente em locais de difícil acesso ou engarrafados. “A moto é um veículo que pode chegar ao local da ocorrência 5 minutos a frente do SAMU, possibilitando o profissional de saúde mobilizar a vítima e oferecer os primeiros medicamentos. Os primeiros socorros serão dados até a chegada da ambulância, que depois de uma avaliação por parte da equipe de atendimento, informará as necessidades do paciente, indicando qual o veículo mais adequado: uma Unidade de Suporte Básico (USB) ou uma UTI móvel”, explicou Pedrosa.

O atendimento da motolância foi concretizado através da parceria do município - responsável pela contratação dos profissionais e manutenção dos serviços - com o Governo do Estado, que entrou com o equipamento. De acordo com a portaria do Ministério de Saúde, em breve, Juazeiro receberá mais duas motolâncias.

“A moto é um serviço importante para o município, pois além de acelerar os atendimentos, irá diminuir o número de mortes e as conseqüências dos acidentes mais graves, devido ao socorro rápido. Esta iniciativa é mais uma ferramenta para melhorar os serviços de saúde em Juazeiro, que deverão funcionar de forma completa, com equipe qualificada e capacitada, estrutura física das unidades adequadas e equipamentos necessários para os atendimentos. Nosso trabalho visa melhorar cada vez mais a assistência prestada na cidade”, esclareceu o prefeito Isaac Carvalho.


SEDUC entrega mais uma escola reformada - Juazeiro -BA

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) entregará nesta quinta-feira (24), às 9h, à comunidade do bairro Quidé, a Escola Municipal Leopoldina Leal totalmente reformada. A atual administração encontrou o prédio deteriorado e a má conservação da estrutura física estava comprometendo a segurança dos alunos. Há três meses, estes foram transferidos para instalações alugadas para que pudessem ser feitas as intervenções necessárias no local, como recuperação total do telhado, banheiros e pintura.


Esta é a segunda escola da rede identificada com problemas por falta de manutenção de gestões anteriores. A Judite Leal Costa, que também passou por uma reforma completa, foi entregue à comunidade do Maria Goreth no mês de julho. “Não podemos ter educação de qualidade se não oferecermos segurança em nossos unidades escolares. A estrutura do prédio estava comprometida, pelo visto há anos, e agora o problema está resolvido. Alunos e professores poderão executar seus papéis com tranquilidade e investir em conhecimento”, destacou o titular da SEDUC, Plínio Amorim.

Mutirão Petrolina Saudável chega ao Jardim Petrópolis


A convite do prefeito Julio Lóssio, o Senador Sérgio Guerra e a deputada federal Teresinha Nunes visitaram, no último domingo (20), o bairro Jardim Petrópolis, local onde aconteceu a VI edição do ‘Mutirão Petrolina Saudável', programa realizado pela prefeitura de Petrolina com objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, através de serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer.

Em discurso, Julio Lóssio afirmou que a ida dos representantes políticos do Estado ao bairro teve um propósito maior: conhecer a realidade das pessoas. “Trouxe-os para enxergar a Petrolina, de fato. Infelizmente muitos só conhecem a área central da cidade. É preciso andar nos bairros para identificar o outro lado. Nosso município precisa de ações que mudem a vida dos mais necessitados, onde possa existir a igualdade no acesso a educação, saúde e lazer, principalmente para as crianças”, explicou.

Atento aos pedidos do prefeito, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, disse que os governos: municipal, estadual e federal precisam voltar os olhos para cenários como aquele do Jardim Petrópolis. “Estamos vendo os esforços da Prefeitura para atender as carências desse povo, mas é preciso o comprometimento de todos os representantes políticos. É Claro que, para o desenvolvimento de Petrolina, precisamos continuar os projetos irrigados, mudanças nas adutoras, tudo deve que ser feito, mas primeiro devemos oferecer as pessoas moradia de qualidade, água limpa, direito a educação e saúde. O município só melhora quando as pessoas também melhoram” concluiu Guerra.

A deputada Teresinha Nunes reforçou as palavras do Senador e finalizou agradecendo o convite e o esforço do prefeito Julio em promover ações voltadas aos mais necessitados. “A prestação de serviços gratuitos são importantíssimos nos bairros. Essa localidade realmente precisa desse Mutirão. A iniciativa de Lóssio demonstra desejo de mudanças e compromisso”.

Das 08h às 12h, moradores do São Gonçalo I e II, Alto da Boa Vista, Assentamento São Paulo e do Jardim Petrópolis foram beneficiados com cerca de 12 mil atendimentos. Dentre eles: prevenção de hanseníase, verminose, dengue e DST e HIV; consultas e exames médicos; atendimentos odontológicos; teste do pezinho e da orelha; aplicação de vacinas em crianças e adultos; corte de cabelo, assessoria jurídica e ouvidoria. “Graças aos féis parceiros batemos o recorde em atendimento” agradeceu o coordenador do Mutirão, Ailton Guimarães.

O evento que contou ainda com apresentações culturais; sorteio de brindes pela Secretaria da Mulher; fomento a leitura, através de distribuições de livros literários, Parque Infantil e oficinas educativas, emocionou Maria Nelma de Lima, mãe da pequena Lara. “A prefeitura está de parabéns! Quem mora longe do centro precisa ter dinheiro para se locomover, não é fácil. Com esses serviços a gente aproveita e faz varias consultas, inclusive, trouxe minha filha para fazer o teste da orelhinha”, agradeceu a moradora.

O Projeto Mutirão Petrolina Saudável vai contemplar todos os bairros em parceria com o Sest/Senat, Sesi, Senac, Sesc, Senai, Corpo de Bombeiros, Exército (72Bi MTZ), Polícia Militar e Civil, Apami, Agência do Trabalho, Unimed, Microlins, Instituto de Olhos, Facape, Expresso Cidadão, HGU-Saúde, UPE, Lions Clube, CDL, Fundação Neurocárdio, Fundação Mais, 8ª Geres, INSS, Univasf, Hospital de Traumas, Prodecon, Unimed, OAB, Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar.

domingo, 6 de setembro de 2009

Programa Prefeitura nas Comunidades realiza primeira plenária - Juazeiro -BA


O “Prefeitura nas Comunidades”, programa de planejamento participativo do município, lançado no início do mês em Juazeiro, realizou sua primeira plenária na cidade na noite desta quinta-feira (03), na Escola Maria José Lima da Rocha, no bairro João Paulo II, onde centenas de pessoas puderam apontar as principais necessidades da comunidade. A região I, formada pelos bairros João Paulo II, Parque Residencial, Pedro Raimundo, Dom José Rodrigues, Antonio Guilhermino e Vila Nova Fé, foi a primeira beneficiada pelo programa.


O prefeito Isaac Carvalho, secretários municipais, equipe técnica de governo, vereadores, lideranças dos bairros e comunidade em geral participaram das atividades. “A presença de tantas pessoas aqui demonstra o interesse e a preocupação com a comunidade. Nesse momento vamos juntos apontar as demandas e planejar as ações do município. O Governo de fato está aqui, todos os secretários e equipe de governo, ou seja, não é uma reunião política e sim de trabalho”, afirmou o prefeito Isaac Carvalho.


Durante a plenária, os presentes foram divididos em três câmaras temáticas, de acordo com as suas afinidades, abordando temas como infraestrutura, cidadania, qualidade de vida, cultura e juventude. Segundo Carlos Neiva, Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, esse é um momento de grande importância para toda a comunidade. “Vivemos um momento especial, com tantas pessoas se mobilizando em busca de melhorias na qualidade de vida do município. Durante esses encontros vamos hierarquizar o que é de competência do município, do governo do estado e do governo federal”, afirmou Neiva.


A comunidade aprovou a visita do governo municipal ao bairro. “Nunca uma comitiva como essa veio ao nosso bairro depois das eleições, os prefeitos só andavam aqui em tempo de política”, disse Aguinaldo Baraúna, morador do João Paulo II.


Ao final das conversações nas câmaras temáticas o grupo se juntou novamente apresentando um relatório com as principais demandas apontadas. Esse relatório fará parte de um documento de planejamento estratégico do governo municipal. “A partir dessas plenárias a administração vai poder fazer uma leitura da realidade de cada região, organizando os números e as demandas apresentadas pela comunidade e o prefeito assume assim, a condição de líder do desenvolvimento, discutindo e planejando o futuro da cidade”, enfatizou o professor José Arlindo, do Instituto Josué de Castro, que fez um estudo inicial da cidade para a implantação do programa participativo.


“As demandas vão ser detalhadas e a comunidade terá conhecimento dos resultados obtidos. Tudo que foi citado aqui vai ser discutido e a administração vai ver de que forma as soluções podem ser alcançadas. Vamos enfrentar os problemas juntos, visando melhorar a qualidade de vida da população, fazendo dessa forma um governo efetivamente democrático com a participação de todos”, destacou o prefeito Isaac ao final da plenária.


O programa “Prefeitura nas Comunidades” divide o município em 18 regiões administrativas, onde todos os bairros, comunidades e distritos serão incluídos, de forma a se ter um plano descentralizado o mais próximo possível do conjunto da população.

Inaugurada segunda etapa de iluminação na Praça da Imaculada Conceição

O prefeito Isaac Carvalho inaugurou na noite desta sexta-feira (04) a segunda etapa da iluminação na Praça da Imaculada Conceição, no centro de Juazeiro. O projeto faz parte dos serviços de manutenção da iluminação pública executados pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (SEIHASP) iniciada no inicio de julho. Através dessa medida a Prefeitura Municipal pretende deixar a cidade mais iluminada com um consumo bem menor de energia, já que as antigas lâmpadas deram lugar a outras de luz branca que consomem menos energia e consequentemente, protegem o meio ambiente.

O primeiro local a ser beneficiado com os serviços da SEIHASP foi a Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, no bairro Novo Encontro. O local vinha sofrendo com a ação de vândalos que no início do ano roubaram fios de cobre, fazendo com que grande parte das lâmpadas ficasse apagada. As equipes do Núcleo de Limpeza e Iluminação Pública, da SEIHASP executaram a reforma e pintura dos 41 postes de 13 metros que compõem a via desde a base até o topo. Foram colocadas 82 novas luminárias com lâmpadas do tipo ‘400 metálico’ que, diferente das antigas do tipo ‘250 de sódio’, produzem luz branca. Além disso, o cabeamento de cobre foi reposto e a Avenida está totalmente iluminada.

As equipes de iluminação da SEIHASP executaram ainda, a reforma e pintura dos 31 postes da Avenida Flaviano Guimarães, localizada no centro de Juazeiro e manutenção geral do sistema que incluiu a substituição das luminárias, a troca de cabeamento e equipamentos com defeitos, além da substituição de todas as lâmpadas. As novas luminárias permitem a instalação de duas lâmpadas em cada poste, ou seja, ao longo da avenida agora são 62 lâmpadas iluminando a área. E para completar o serviço quatro postes que caíram no ano passado foram recolocados.

Seguindo a programação, foi feita a manutenção da iluminação e reforma dos postes da Praça Imaculada Conceição, onde hoje esta sendo inaugurada a segunda etapa. Foram trocadas mais de 25 lâmpadas no local, além da substituição de equipamentos com defeito. As lâmpadas do tipo ‘250 de sódio’ foram substituídas por outras de ‘250 metálico’, que também iluminam mais com menor consumo.

Potencial agrícola de Petrolina será apresentado no Canadá

O Secretário de Irrigação Newton Shun It Matsumoto vai representar Petrolina em um workshop na região de Toronto no Canadá que acontece no período de sete a 11 deste mês, onde fará uma apresentação sobre as potencialidades econômicas do Vale do São Francisco.

O convite foi feito pela instituição Biovida. Para Matsumoto eventos como esse são oportunos não só para mostrar a capacidade produtiva dos municípios ribeirinhos, mas abrir perspectivas num novo mercado na América do Norte para o agronegócio regional. “Hoje os produtos do vale chegam ao Canadá via Estados Unidos, poderemos no futuro fazer um contato mais direto com os canadenses, abrindo novas perspectivas num mercado novo”, afirma.

O secretário destacou ainda a possibilidade de fortalecer o intercâmbio tecnológico entre a região, o Canadá e outros paises que também estarão representados no encontro. “Espero estabelecer bons contatos e trazer informações que contribuam com o desenvolvimento do setor agrícola que agreguem valor à região”, assegurou.

Segundo o site da Embrapa Semiárido, no Submédio São Francisco, principal região de produção e maior pólo de exportação de manga e uva do país, as áreas cultivadas com estas culturas já alcançam 10 mil ha e 22 mil ha, respectivamente. No caso da Uva, 20% dessa área encontram-se em fase de formação, 25% estão em produção crescente, 40% em plena produção, enquanto 15% as colheitas já são decrescentes. Nos pomares de manga a realidade difere um pouco: 20% estão em formação, em 40% as colheitas são crescentes, em 38% a produção está no auge e apenas em 2% ela está decaindo.

Site ‘Comunidade Segura’ diz que Petrolina-PE é o novo case brasileiro de redução da violência


“O município de Petrolina, no sertão de Pernambuco, é um novo case brasileiro de redução da violência”, assim divulgou o site comunidadesegura, na tarde da última quarta-feira (3). A matéria mostrou as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Juventude e Esportes durante os seis primeiros meses da gestão “As Pessoas em Primeiro Lugar” e os resultados positivos no combate à violência no município.

“De janeiro a junho deste ano, a cidade de quase 300 mil habitantes registrou uma diminuição de 35,5% no número de homicídios em relação ao mesmo período de 2008 (de 76 casos a 50, em números absolutos). As estatísticas também mostram queda de 29,5% no número de roubos - de 671 ocorrências para 473. O número de armas apreendidas aumentou 22,6%.”, informou o site.

Na matéria veiculada no site o secretário municipal de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti, afirmou, ao ser questionado sobre o marco para o município na prevenção a violência, que o resultado se deve ao trabalho conjunto das polícias, da prefeitura, do Judiciário e do Ministério Público e à integralidade de ações.

“A prefeitura, por exemplo, alugou veículos e motos e entregou para as polícias Civil e Militar. Outras contribuições foram às ações conjuntas de prevenção, como a realização de palestras nas escolas, a capacitação para jovens ingressarem no mercado de trabalho e a união de programas voltados para a cultura da não-violência, como Pró-jovem Vida Nova, Segundo Tempo e Judô com Cidadania”, afirmou.

Murilo falou ao site que atribui às desigualdades sociais e a ociosidade da população jovem os principais problemas de violência em Petrolina. “A combinação drogas, álcool e falta de uma cultura da não violência, têm contribuído para atos de violência. Não se pode desprezar que a cultura machista também ajuda para aumentar a violência, principalmente contra as mulheres".

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SAAE inaugura adutoras e novos filtros - Juazeiro -BA

Em apenas seis meses de gestão foram investidos no Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro, mais do que nos últimos quatro anos. Dentro da programação de melhoria no sistema de abastecimento de água no município, a nova diretoria do SAAE, juntamente com o prefeito Isaac Carvalho inauguram nesta sexta-feira (4) duas estações modulares de tratamento de água, sete filtros e as adutoras dos bairros João Paulo II, Distrito Industrial, Piranga, e João XXIII. Ao todo foram investidos aproximadamente R$ 1,8 milhão, recursos próprios da autarquia, graças a medidas de contenções de despesas adotadas pela nova gestão. Segundo o diretor do SAAE, Marcos Moraes, são medidas que não resolvem em definitivo a falta de água em Juazeiro, que é um problema antigo, mas regulariza o abastecimento em alguns pontos da cidade já que, com os novos equipamentos, a oferta de água tratada será aumentada em mais de 30%.
Durante a inauguração, às 8h30 desta sexta-feira, a nova diretoria do SAAE estará também anunciando novos projetos para a ampliação da Estação de Tratamento de Água e a construção de novos reservatórios. Como política de combate ao desperdício de água no município o SAAE iniciou uma campanha pra a regularização de ligações clandestinas e de hidrometria. Um estudo feito pelos técnicos e engenheiros da autarquia revelou que existem hoje em Juazeiro mais de 10 mil ligações clandestinas e, das 42 mil ligações cadastradas, apenas 25 mil possuem hidrômetros.
Além destes investimentos nos setores de captação, tratamento e abastecimento de água o SAAE adquiriu 30 mil metros de canos; reformou parte da frota de veículos que se encontrava sucateada, inclusive uma máquina retroescavadeira; colocou novo filtro no Jardim Primavera; melhorou as redes e estações do interior; implantou moderno sistema de atendimento no centro comercial; construiu no bairro Dom José Rodrigues uma rede de esgoto com mais de 300 metros para retirar a água que ficava empossada na Avenida Alfa – uma antiga reivindicação daquela comunidade; adquiriu um novo caminhão hidrojateador para o setor de esgoto; deu um novo visual a Estação de Tratamento de Água – ETA; comprou novas bombas; substituiu canos de ferro que estavam obstruindo a passagem de água em várias ruas do centro da cidade por tubos de PVC; repôs o estoque de canos e material de manutenção no almoxarifado; adquiriu novo fardamento; promoveu a integração através de eventos sociais e festivos; está disponibilizando cursos com capacitação para todos os servidores, e está buscando recursos para a ampliação da ETA e construção de novos reservatórios.

Puxada encerra ‘Semana da Pessoa com Deficiência’, em Petrolina-PE



A Culminância da ‘Semana da Pessoa com Deficiência’ encerrou na tarde desta sexta-feira (28), com a primeira Puxada ‘Petrolina Acessível’ que saiu às 16h, da Praça do Galo, percorreu as Avenidas Souza Filho e Guararapes encerrando o marco inclusivo na Concha Acústica. Participaram do evento alunos das redes de ensino municipal e estadual, secretários municipais, entidades sócio-educativas e sociedade civil.

Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comud) em parceria com a Secretaria de Acessibilidade, Secretaria Municipal de Educação (SMEP) e Gerência Regional de Educação (GRE), a Puxada teve objetivo de sensibilizar a população em manter as calçadas livres e acessíveis não só para o deficiente, mas para qualquer habitante de Petrolina.

De acordo com o secretário municipal de Acessibilidade, Marcos Souza, a ‘Semana da Pessoa com Deficiência’ foi essencial para todas as pessoas do município. “Queremos que nos vejam não por nossa deficiência, mas por nossa capacidade. O compromisso do Governo ‘As pessoas em Primeiro Lugar’ é conscientizar, promover a inclusão social”, finalizou.


O vice-prefeito, também secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Domingo Sávio, disse ter certeza da repercussão do movimento. “Nós todos somos iguais. Existem pessoas com deficiências e pessoas que pensam que não têm e, estas, muitas vezes, a pior delas é falta de consciência de reconhecer o preconceito que ainda existe. Por tanto, encerramos essa semana com muita alegria”, concluiu.

Dada iniciou na última segunda-feira (24), a ‘Semana da Pessoa com Deficiência’, teve finalidade de estimular a discussão sobre a inclusão social. Segundo o participante, Suélio Ferreira da Silva, a Secretaria de Acessibilidade, através de mobilizações, estimula maiores possibilidade de inclusão social. “Esse movimento ajuda a chamar a atenção da sociedade e, principalmente o setor comercial, contra qualquer tipo de preconceito”.

Também fez parte da programação desta sexta, a apresentação prática e teórica do projeto ‘Incluindo Através da Arte’, ás 09h, no auditório do Senai. A ação tem objetivo de oferecer gratuitamente aos alunos matriculados nas redes (estadual, municipal ou Instituições) oficinas de artes, na Oficina do Artesão. Alunos contemplados com a iniciativa expuseram obras artesanais.

A Semana da Pessoa com Deficiência contou ainda com o apoio das seguintes entidades: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCD), Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP), Associação dos Fisioterapeutas do Vale do São Francisco (Asfisio), Associação dos Surdos de Petrolina (ASP), Centro de Reabilitação Visual (CRV), Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente (Sepuma), Secretaria de Saúde (SECSAU), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Igreja Batista dos Surdos, Pastoral de Surdos, Promotoria de Justiça, Câmara de Vereadores e Imprensa Regional.