domingo, 6 de setembro de 2009

Potencial agrícola de Petrolina será apresentado no Canadá

O Secretário de Irrigação Newton Shun It Matsumoto vai representar Petrolina em um workshop na região de Toronto no Canadá que acontece no período de sete a 11 deste mês, onde fará uma apresentação sobre as potencialidades econômicas do Vale do São Francisco.

O convite foi feito pela instituição Biovida. Para Matsumoto eventos como esse são oportunos não só para mostrar a capacidade produtiva dos municípios ribeirinhos, mas abrir perspectivas num novo mercado na América do Norte para o agronegócio regional. “Hoje os produtos do vale chegam ao Canadá via Estados Unidos, poderemos no futuro fazer um contato mais direto com os canadenses, abrindo novas perspectivas num mercado novo”, afirma.

O secretário destacou ainda a possibilidade de fortalecer o intercâmbio tecnológico entre a região, o Canadá e outros paises que também estarão representados no encontro. “Espero estabelecer bons contatos e trazer informações que contribuam com o desenvolvimento do setor agrícola que agreguem valor à região”, assegurou.

Segundo o site da Embrapa Semiárido, no Submédio São Francisco, principal região de produção e maior pólo de exportação de manga e uva do país, as áreas cultivadas com estas culturas já alcançam 10 mil ha e 22 mil ha, respectivamente. No caso da Uva, 20% dessa área encontram-se em fase de formação, 25% estão em produção crescente, 40% em plena produção, enquanto 15% as colheitas já são decrescentes. Nos pomares de manga a realidade difere um pouco: 20% estão em formação, em 40% as colheitas são crescentes, em 38% a produção está no auge e apenas em 2% ela está decaindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário