sábado, 3 de outubro de 2009

Participação popular e solicitações marcam 2ª plenária do Prefeitura nas Comunidades - Juazeiro - BA




A segunda plenária do Programa de Planejamento Participativo, Prefeitura nas Comunidades, aconteceu na noite desta quinta-feira (24) na Escola Municipal Profª. Dinorah Albernaz Mello da Silva, no bairro Itaberaba. Na ocasião, os moradores dos bairros da Região II-Jardim Primavera, Itaberaba, Tabuleiro, Sol Levante, Alto da Aliança e Vila Tiradentes-apontaram as principais necessidades de cada local para o prefeito Isaac Carvalho, secretários municipais e equipe técnica do governo. Estiveram também presentes no encontro, o deputado estadual Pedro Alcântara, o presidente da Câmara de Vereadores Crisóstomo Lima, os vereadores Bené Marques, Neguinha da Santa Casa, Jane Silva e lideranças dos bairros que compõe a Região II.

Isaac Carvalho solicitou que os presentes aproveitassem a oportunidade para reivindicar melhorias para os bairros. “Esse foi um compromisso de campanha que está sendo cumprindo, estamos fazendo um governo em que a população possa participar de forma democrática do planejamento do governo, então esse é o momento de falar. As equipes da Prefeitura já estão realizando um mutirão nos bairros da Região I, beneficiados com a primeira plenária e, daqui há aproximadamente 15 dias, esse mutirão vai atender as necessidades de curto prazo dos bairros da Região II”, garantiu o prefeito de Juazeiro.

A população estimada dos bairros Jardim Primavera, Itaberaba, Tabuleiro, Sol levante, Alto da Aliança e Vila Tiradentes é pouco mais de 22 mil pessoas como informou o diretor do Instituto Josué de Castro, José Arlindo. “Foi feito um estudo em cada bairro para que tivéssemos um diagnóstico prévio das necessidades de cada local. A partir dos estudos e das solicitações dos moradores, a Prefeitura Municipal vai executar um plano de ação de curto, médio e longo prazo, projetando a cidade para os próximos 10 anos”, explicou o diretor do Instituto que está auxiliando o município na implantação do Programa de Planejamento.

A reunião foi divida em três câmaras temáticas que trataram de temas como infraestrutura, desenvolvimento econômico, abastecimento de água, saúde, educação, desenvolvimento social, segurança, esporte, lazer e cultura, entre outros. O prefeito Isaac Carvalho circulou pelas câmaras escutando as reclamações específicas de cada setor.

A moradora do bairro Itaberaba Elizete Franco Gadelha, esteve na câmara temática de infraestrutura e solicitou uma intervenção no canal que passa na Rua Getúlio Vargas. “Em épocas de chuva o canal transborda e a água entra nas casas. A população fica sem poder nem sair de casa porque a água impede a passagem de todo mundo. Acredito que meu pedido vai ser atendido. Pela primeira vez consegui falar sobre esse problema, por isso quero parabenizar o prefeito Isaac Carvalho por essa iniciativa”, agradeceu.

Também morador do bairro Itaberaba, Francisco das Chagas Silva participou da câmara que tratou de cidadania e qualidade de vida e pediu melhorias para a saúde. “Fui informado por um agente comunitário que o bairro Itaberaba tem aproximadamente 10 mil habitantes e esse número vai crescer muito daqui há uns anos. Por isso estou solicitando a melhoria no atendimento da Unidade de Saúde da Família como aumento de fichas, mais médicos, dentistas e medicamentos para a população. Acredito que a união faz a força e é isso que está acontecendo hoje, todos unidos pela melhoria da cidade”, observou o consultor de vendas.

Antônia Ferreira da Silva, moradora do bairro Vila Tiradentes, participou da câmara temática voltada para a cultura e juventude e também fez reivindicações. “Nossa comunidade precisa de mais opções de lazer porque a juventude do bairro não tem nenhuma opção de diversão. Precisamos de áreas para prática de esportes, apoio às atividades culturais e palestras educativas para as crianças e jovens do bairro. Vou continuar cobrando melhorias, mas acho que as coisas vão melhorar”, comentou a moradora.

Além dessas solicitações a população reivindicou a limpeza das ruas, praças e canais, melhoria no sistema de iluminação, pavimentação, ronda policial, coleta de lixo, reforma de postos de saúde, desobstrução de esgotos, construção de abrigos, instalação de semáforos, construção de praças poliesportivas, bibliotecas, construção de mais escolas, apoio a grupos culturais, entre outros.

O prefeito Isaac Carvalho garantiu que todas as demandas foram anotadas e vão fazer parte do programa mínimo de governo para os bairros da Região II. “Os problemas que o município pode resolver em curto prazo serão atendidos nos próximos dias e as demandas de médio e longo prazo, que precisam de apoio dos governos estadual e federal, serão atendidas futuramente. A nossa avaliação da segunda plenária é bastante positiva, daqui estão saindo problemas que a Prefeitura vai transformar em ações e melhorias para cada comunidade”, finalizou.

O Programa Prefeitura nas Comunidades divide o município em 18 regiões administrativas em que todos os bairros, comunidades e distritos vão ser incluídos com objetivo de criar um plano descentralizado que se aproxime do conjunto da população. O programa é dividido em plenárias e câmaras temáticas em todas as regiões, além de reuniões setoriais com empresários e profissionais liberais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário