terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Representante do Governo da Bahia visita lixão de Juazeiro



O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia Nilton Vasconcelos, acompanhado do Assessor de Obras e Projetos Estruturantes Flávio Luiz Ribeiro, do secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos Aílton Candeia, do presidente da Câmara de Vereadores Crisóstomo Lima e de representantes do Instituto de Inclusão Social e de Desenvolvimento Econômico, Cultural e Ambiental (Ideia) visitou na manhã desta segunda-feira (21) o Lixão de Juazeiro. Na ocasião, Vasconcelos conversou com os catadores que atuam na área sobre a implantação do convênio assinado em outubro para a capacitação de 220 catadores de resíduos sólidos em Juazeiro e ainda sobre criação de uma cooperativa.

O convênio assinado entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Ideia prevê além da capacitação, a aquisição de equipamentos como prensa, balança, carrinhos de coleta, uniformes e equipamentos de proteção individual para os trabalhadores. “Desde a primeira vez que estive no Lixão de Juazeiro me comprometi com os catadores a buscar soluções para melhorar a qualidade de vida e a renda das famílias que trabalham no local. É importante o apoio da Prefeitura para o sucesso do convênio que além de retirar as famílias de uma situação de perigo à saúde, vai ajudar também a preservar o meio ambiente a partir dos resultados do trabalho da cooperativa e da implantação de uma coleta seletiva na cidade”, ponderou Nilton Vasconcelos acrescentando que os recursos destinados ao convênio são na ordem de 380 mil reais.

O coordenador geral do Ideia, Frederico Rivelli informou que as primeiras capacitações já estão acontecendo e as turmas são formadas também por catadores de material reciclável que atuam fora do Lixão da cidade. “O tema da primeira capacitação é associativismo e cooperativismo e 220 pessoas estão cadastradas. Durante alguns meses, os alunos terão aulas sobre plano de negócios, desenvolvimento sustentável, educação ambiental, políticas públicas, coleta e beneficiamento dos resíduos recolhidos, entre outros”, disse.



Ainda durante a visita Nilton Vasconcelos foi informado pelo Assessor de Obras e Projetos Estruturantes Flávio Luiz Ribeiro, que o projeto da Prefeitura de Juazeiro que prevê a Remediação do Lixão foi aprovado durante reunião executiva na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Brasília na última semana. “Serão destinados para a obra pouco mais de três milhões de reais quando a situação do local será remediada e funcionará como um mini-aterro até o início do funcionamento do novo aterro sanitário da cidade que está ainda em fase de desenvolvimento do projeto”, comentou Flávio Luiz. Para Vasconcelos essa notícia chegou em boa hora. “É um recurso e uma ação importante que vão modificar a realidade do local e ajudar o governo da Bahia a desenvolver as ações de capacitação dos catadores e de preservação do meio ambiente”, analisou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.



Ouvidos atentos às informações e perspectivas dadas pelas autoridades presentes na visita, os catadores de material reciclável do lixão estavam esperançosos sobre a mudança de qualidade de vida e de modo de trabalho. O líder municipal, estadual e nacional dos catadores Raimundo Francisco da Silva disse que o maior desejo da classe é continuar trabalhando com a coleta de lixo, mas com a infraestrutura adequada à manutenção da saúde.



“Nosso trabalho é muito importante para a cidade e para o meio ambiente e precisamos ser valorizados. O convênio é uma vitória e mostra como nosso trabalho está sendo reconhecido. Acredito que a partir das capacitações, da cooperativa e com a implantação dos projetos de remediação e do aterro, a realidade dos catadores vai mudar bastante. Nós precisamos acreditar em nosso trabalho, em nosso potencial para que esse projeto dê certo”, considerou da Silva que pediu também para que políticas de conscientização da sociedade sobre a coleta seletiva e preservação ambiental fossem intensificadas no município.



Entre as ações que a Prefeitura de Juazeiro vai realizar para atender as necessidades do convênio estão a elaboração de um plano de coleta seletiva, garantia de alimentação e transporte para os dias de curso, inclusão dos trabalhadores em programas de alfabetização, de beneficio social e moradia, bem como a regularização dos documentos. “Quando a coleta seletiva estiver instalada na cidade, todo o material recolhido vai ser destinado às cooperativas para a geração de renda e preservação do meio ambiente”, finalizou o Assessor de Obras e Projetos Estruturantes Flávio Luiz Ribeiro.



No final da tarde o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte Nilton Vasconcelos reuniu-se com o prefeito Isaac Carvalho quando, na oportunidade, foi discutida a necessidade de construção de um caminho imediato para melhorar a condição de trabalho dos catadores de material reciclável que atuam no lixão de Juazeiro. “Vamos analisar a possibilidade de instalação de um galpão na área do lixão para que os trabalhadores comecem a realizar a coleta seletiva o que vai melhorar a condição de trabalho deles. A Prefeitura de Juazeiro está empenhada em executar o projeto em parceria com o Governo do Estado que, juntamente com a remediação do lixão vai mudar a realidade da área e dos trabalhadores”, disse Isaac Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário