segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Petrolina participa de programa de residência médica














Petrolina foi contemplada no programa de bolsas de Residência Médica, por meio da parceria entre a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e a Secretaria Municipal de Saúde. O município foi beneficiado com 50 vagas, sendo 04 para Cirurgia Geral, 20 para Medicina da Família e da Comunidade, 06 para Anestesiologia, 06 para Cirurgia Vascular, 10 para Neurocirurgia e 04 para Medicina Intensiva (UTI).

A expansão do programa de Residência Médica foi realizada em parceria com os gestores estaduais e municipais, para a definição das necessidades locais relacionadas às políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). A Comissão Interministerial de Gestão da Educação na Saúde, formada pelos Ministérios da Saúde e Educação, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), foi responsável por definir as diretrizes para os Editais.

O Edital nº 7 selecionou projetos de ampliação de vagas em programas de residência médica já existentes ou de criação de novos programas que dependam, exclusivamente, de bolsas de residência para iniciar as atividades. Os projetos foram apresentados em parceria entre os Hospitais ou Instituições de Ensino, e as Secretarias Municipais ou Estaduais de Saúde. No total, 72 instituições apresentaram projetos.

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são as principais beneficiadas no programa de expansão de residências médicas que preenche 788 novas vagas para todo o país, a partir de projetos aprovados em edital aberto em outubro de 2009. Do total, 480 vagas (61%) foram destinadas a essas três regiões, definidas como prioritárias por terem historicamente menos ofertas para esse tipo de especialização.

A especialidade de Anestesiologia, que no Nordeste contava com 90 vagas, terá mais 23. Da mesma forma, a Neonatologia, também no Nordeste — região que sofre com os mais altos índices de mortalidade infantil —, dispunha de 47 vagas e terá outras 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário