domingo, 9 de agosto de 2009

Assinatura de convênio garante mais de 2 mil casas para Juazeiro - BA


O sonho da casa própria está mais próximo para muitos juazeirenses. Na manhã desta sexta-feira (07), o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), o superintendente da Caixa Econômica José Raimundo Cordeiro Júnior, e representantes das empresas Sertenge e Gráfica, assinaram o convênio que garante a construção de 2.500 casas do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’ do Governo Federal, firmando o maior contrato do Programa no Brasil, até hoje. Estiveram presentes na solenidade, o presidente da Câmara de Vereadores Crisóstomo Lima (PCdoB), o deputado estadual Pedro Alcântara (PR), e o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), além de vereadores, representantes de bancos e autoridades da região.

O representante da empresa Gráfica Empreendimentos Carlos Henrique Passos, disse que o momento é de celebração. “Um grande empreendimento será executado em Juazeiro nos próximos 12 meses e isso é resultado de um esforço conjunto porque sem o empenho da Prefeitura Municipal, da Caixa e das empresas esse momento tão importante não estaria acontecendo. A partir de agora a nossa empresa vai enfrentar esse desafio de construir mil unidades habitacionais até o próximo ano”, afirmou.

Serão investidos recursos na ordem de 100 milhões de reais, valor que o superintendente da Caixa Econômica José Raimundo Cordeiro Júnior garante nunca ter sido investido em programas de habitação popular em outra cidade do Brasil.

“O Programa Minha Casa Minha Vida, além de oferecer à população de baixa renda a oportunidade de realizar o sonho da casa própria vai também aquecer a economia local com mais empregos e com a venda de produtos, material para construção. Pensando em todos esses benefícios, o prefeito Isaac Carvalho já solicitou à Caixa a ampliação do número de casas e acredito que vamos assinar ainda outros contratos”, antecipou Cordeiro.

Segundo o secretário de Infraestrutura Flávio Luiz Ribeiro, durante os meses de obras serão gerados cerca de dois mil empregos diretos e oito mil indiretos. “Este é um acontecimento histórico e a população de Juazeiro precisa ter consciência do beneficio que vai receber nos próximos meses. O valor da construção dessas 2.500 casas supera o valor da duplicação da Ponte Presidente Dutra e da duplicação da banca, que juntas chegam a pouco mais de 90 milhões. Isso significa que o governo federal e municipal se preocupam muito com a população que deseja ter a sua moradia”, analisou Flávio Luiz.


O presidente da Câmara de Vereadores, Crisóstomo Lima, comentou o desenvolvimento do projeto do presidente Lula em Juazeiro. “Esse é o maior contrato de habitação viabilizado pelo presidente Lula no Brasil, existe um grande empenho de todos nesse projeto que é de grande importância para que Juazeiro dê mais um passo adiante”, afirmou Crisóstomo Lima, presidente da Câmara de Vereadores.

Durante a cerimônia de assinatura do convênio, o prefeito Isaac Carvalho sancionou a lei de incentivos fiscais encaminhada pelo Executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores na sessão da última quarta-feira (05). Pela lei, a prefeitura fica autorizada a conceder isenção fiscal de impostos municipais aos empreendedores diretos dos projetos habitacionais voltados ao “Minha Casa Minha Vida” e as pessoas de baixa renda que comprarem as casas não vão pagar os impostos de transmissão dos imóveis.

“A assinatura desse convênio é motivo de alegria, principalmente por ser ele, o maior em nível de Brasil dentro do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’. As maiores preocupações do nosso governo são o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social, e esse projeto representa muito bem esses dois setores, já que ele não é só questão de moradia, mas também de economia com a geração de um grande número de emprego”, afirmou o prefeito que espera entregar o projeto à população no próximo ano. “A nossa intenção é que no dia 15 de julho de 2010 a obra possa ser entregue, total ou parcialmente”, concluiu.

Juazeiro foi uma das primeiras cidades a iniciarem o processo de inscrição dos interessados em participarem do projeto e encaminhou de forma correta o banco de dados para a Caixa Econômica Federal. As casas serão construídas em terrenos no bairro Park Residencial, nas proximidades do João Paulo II, e também
Publicar postagem
na BA-210 ao lado no Campus II da Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF. A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) já efetuou para o programa “Minha Casa Minha Vida” o pré-cadastramento de 16.500 famílias que ganham entre 0 e três salários mínimos por mês

Nenhum comentário:

Postar um comentário