domingo, 30 de agosto de 2009

‘Gincana Cultural Inclusiva’ movimenta Parque Josepha Coelho - Petrolina-PE



Alunos das redes municipal e estadual de ensino e das instituições como Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP) e Associação dos Surdos de Petrolina (ASP), participaram na manhã desta quinta-feira (27) da ‘Gincana Cultural Inclusiva’, realizada das 08h às 12h, no Parque Josepha Coelho. A iniciativa teve objetivo de promover a integração social e cultural entre as pessoas com deficiência realizando brincadeiras lúdicas, jogos recreativos, distribuição de lanches e apresentações artísticas.


Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comud) em parceria com a Secretaria de Acessibilidade, Secretaria Municipal de Educação (SMEP) e Gerência Regional de Educação (GRE) a iniciativa faz parte da ‘Semana da Pessoa com Deficiência’, que tem a finalidade de estimular a discussão sobre a inclusão social. O estudante Davi Santana disse ter gostado das brincadeiras no Parque, “Foi muito bom! Gostei muito porque cantei e me diverti com meus colegas”.


De acordo com o secretário municipal de Acessibilidade, Marcos Souza, a Gincana Cultural buscou incluir a população com deficiência em todos os segmentos da sociedade. “O resultado foi importante porque contribui para uma melhor qualidade de vida e saúde dos participantes”, concluiu. Durante a programação também foram entregues as medalhas dos atletas classificados na última edição do Para-esporte Regional.


Segundo o coordenador do evento, Hélio de Araújo, também presidente do Comud, é necessário que a sociedade perceba “Todo mundo precisa viver com lazer, recreação, educação e cultura. Vimos nesta manhã pessoas com diferentes deficiências e idade sendo felizes”, ratificou.


A Culminância da ‘Semana Pessoa com Deficiência’ encerra amanhã com uma vasta programação. Às 09h, no auditório do Senai, a coordenação do evento apresentará aos estudantes do município e população o projeto ‘Incluindo Através da Arte’, que tem objetivo de oferecer gratuitamente aos alunos matriculados nas redes (estadual, municipal ou Instituições) oficinas de artes, na Oficina do Artesão. Alunos que já são contemplados com a iniciativa também irão expor obras artesanais.


Logo em seguida haverá a primeira puxada ‘Petrolina Acessível’, agendada para sair às 16h da Praça do Galo (ponto de concentração) percorrendo as Avenidas Souza Filho e Guararapes, encerrando na Concha Acústica. “A puxada visa sensibilizar a população em manter as calçadas livres e acessíveis não só para o deficiente, mas para qualquer habitante de Petrolina”, salienta Marcos Souza.

A Semana da Pessoa com Deficiência conta ainda com o apoio das seguintes entidades: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCD), Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP), Associação dos Fisioterapeutas do Vale do São Francisco (Asfisio), Associação dos Surdos de Petrolina (ASP), Centro de Reabilitação Visual (CRV), Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente (Sepuma), Secretaria de Saúde (SECSAU), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Igreja Batista dos Surdos, Pastoral de Surdos, Promotoria de Justiça, Câmara de Vereadores e Imprensa Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário