quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Petrolina - PE - Segunda etapa da vacinação contra Paralisia Infantil começa nesta terça, 11 de agosto

Começa nesta terça feira (11), a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil em Petrolina, denominada “Campanha Vacina Premiada”. A novidade é que este ano, a Secretaria de Saúde em parceria com oito empresas da cidade irão sortear prêmios nos postos de vacinação para estimular as crianças. A meta do município é imunizar 27 mil meninos e meninas de 0 a 5 anos.

O objetivo da campanha é vacinar 100% de crianças menores de cinco anos até o dia 22 de agosto e atingir a meta vacinal antes da data preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. Na primeira etapa da campanha, o município alcançou o índice de 95,3% de crianças protegidas.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Francisco Freitas, a maior dificuldade está na cobertura vacinal de crianças na faixa etária de 1 a 5 anos. Segundo ele, o Nordeste não atingiu a meta preconizada na referida faixa etária, enquanto que nas crianças de idade inferior a um ano o índice de imunização foi de 106%.

“Nossa campanha visa corrigir o déficit das crianças de 1 a 5 anos. Para tanto, os agentes comunitários de saúde já receberam um panfleto-cumpom, que serão depositados em uma urna no dia em que a criança for vacinada. No dia 24, às 10 horas, no auditório da Secretaria de Saúde serão sorteados os brindes doados por empresários escolhidos aleatoriamente”, explica. A vacina está disponível de segunda a sexta-feira em todas as unidades de saúde de Petrolina e é gratuita.
A Poliomelite, também conhecida como Paralisia Infantil, é causada pelo poliovírus selvagem. Apesar de ter sido erradicada do país há duas décadas - o último caso da doença em território brasileiro foi registrado no estado da Paraíba em 1989 - o Ministério da Saúde enfatiza a importância dos mutirões de vacina. A doença é considerada eliminada no Brasil, mas ela ainda ocorre na Índia, na África e no Oriente Médio. Esse é o motivo dos órgãos de saúde e da população brasileira continuarem em alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário