sábado, 1 de agosto de 2009

Petrolina e Juazeiro terão rede metropolitana de Internet de alta velocidade

A implantação da Rede Metropolitana de Internet de Alta Velocidade nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) foi anunciada pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) nesta quinta-feira (16).

O sistema vai ter velocidade de 1Gbps e irá conectar os principais centros de ensino e pesquisa dos municípios. A rede vai ter aproximadamente 35 quilômetros de extensão e integrará as unidades de ensino às Redes Comunitárias Metropolitanas para Educação e Pesquisa (Redecomep) que implementa iniciativas como essas nas regiões metropolitanas do País.

O modelo de alta velocidade também está sendo instalado na Região Metropolitana do Recife (RMR). Chamado de Rede Ícone, irá beneficiar inicialmente 27 instituições, entre órgãos vinculados ao ensino e à pesquisa e também governamentais estaduais e municipais.

As unidades em Petrolina que receberão a rede são: IFPE-Sertão (antigo Cefet-Petrolina), IPA, Sesi-PE, Senac-PE, Univasf, Biblioteca Municipal, Itep, Sebrae-PE, Embrapa-Petrolina, Senai-PE, UPE/Facepe, Codevasf, Sesc-PE e Prefeitura Municipal de Petrolina.

Em Juazeiro: a Prefeitura Municipal de Juazeiro, a Universidade Estadual daBahia (Uneb), a Escola Agrotécnica de Juazeiro, o Instituto Regional daPequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), o Sesi-BA, a Codevasf-BA, oNúcleo de Tecnologia Educacional, a Univasf, o Sebrae-BA e a Escola Modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário