domingo, 30 de agosto de 2009

Prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho participa de protesto da RIDE contra redução do FPM


O prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, junto com os prefeitos que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE), o CINDESF (Consórcio Intermunicipal do Sub Médio São Francisco) e a APNB (Associação dos Prefeitos Regional Norte Bahia), participou na manhã desta quinta-feira (27) de um ato de protesto contra os cortes feitos pelo Governo Federal nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O ato, de iniciativa da RIDE do pólo do São Francisco, teve início em Petrolina onde os prefeitos se encontraram e seguiram em caminhada até a Ilha do Fogo, localizada entre os estados de Pernambuco e Bahia, onde foi assinado pelos prefeitos um decreto com medidas que visam sensibilizar o Governo Federal, determinando a contenção de despesas no âmbito da estrutura administrativa dos municípios envolvidos.

O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, espera resultados positivos dessa mobilização. “Acreditamos na sensibilização do presidente Lula, já que com essa redução os municípios começam a enfrentar dificuldades na administração pública”, afirmou Lóssio, comentando ainda o objetivo maior do ato promovido. “Esse é um protesto sem nenhuma conotação política, estamos aqui solidários uns com os outros com a finalidade de mostrar para a imprensa e consequentemente para toda a sociedade, a atual situação dos municípios”, completou.

Leandro Duarte, presidente da Ride, falou sobre as perdas dos municípios por conta da diminuição do repasse do Governo Federal, justificando ainda a mobilização a partir da entidade. “De 2008 a 2009 os municípios brasileiros perderam mais de R$ 1 bilhão e estão recebendo cada vez menos dinheiro, o que nos fez buscar soluções de forma coletiva, já que hoje a nova roupagem que a RIDE assumiu, permite que os municípios lutem juntos”, afirmou.

O prefeito Isaac Carvalho, comentou as dificuldades enfrentadas atualmente na administração municipal. “A situação em Juazeiro não é diferente, não é fácil fazer muito com poucos recursos, então, estamos todos aqui trabalhando politicamente para que seja reduzido o menor valor possível”, enfatizou o prefeito Isaac Carvalho.

O decreto que prevê a contenção de despesas na administração municipal, produzido pela RIDE, pela APNB e pelo CINDESF foi assinado por Isaac Carvalho (Juazeiro), Júlio Lóssio (Petrolina), Leandro Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Rose Garziera (Lagoa Grande-PE), Josenildo Soares (Cedro-PE), Geomarco Coelho (Dormentes-PE), Mário Barros (Cabrobó-PE), Eliane Soares (Santa Cruz-PE) e Jorge Lobo (Uauá-BA).

Os prefeitos se reunirão novamente no próximo dia 23 de setembro quando será organizada uma marcha em Brasília pela Confederação Nacional dos Municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário